15 dicas incríveis para afastar os pernilongos de casa

15 dicas incríveis para afastar os pernilongos de casa

Em grande parte das casas, em épocas quentes, é muito comum a presença de pernilongos. O verão é a estação que mais se destaca quando o assunto é a infestação dos insetos. Mas, fique tranquilo, porque há muitas formas eficazes para afastar pernilongos e resolver esse problema.

Pessoas alérgicas sofrem muito nesses períodos em que há a manifestação dos insetos, pois a picada costuma fazer grandes bolotas na pele, que coçam, e pode desencadear, até mesmo, choques anafiláticos – em casos mais graves.

Sem contar, também, que há outras razões para aprender como afastar pernilongos de forma eficaz. Atualmente, com epidemias de dengue e zika vírus, é importantíssimo cuidar para que o eles fiquem bem longe de você e da sua família.

O mosquito é um dos transmissores de diversas doenças graves, como a dengue.

Além do perigo das doenças, ainda tem o incômodo, especialmente à noite, quando não se consegue dormir por conta dos pernilongos.

Com o objetivo de evitar esses problemas, veja dicaspara aprender como afastar pernilongos de sua casa:

10 dicas para afastar os pernilongos de casa

Confira 10 dicas para ajudar a manter sua casa livre desse insetos:

Não acumule água

Essa é uma das dicas mais corriqueiras, mas que não deve ser deixada de lado jamais. Não deixe potes e vasos de flores com água parada. Qualquer recipiente que possa acumular a água deve ser evitado.

Analise se há mesmo a necessidade de ter esse recipiente. Se for o caso, busque alternativas, como colocar areia em pratinhos que escorrem a água.

Não deixe água parada: essa é uma forma de afastar pernilongos de sua casa.

Mosquiteiros

Uma solução do passado, mas ainda muito útil, é o mosquiteiro. Aquela telinha que as pessoas costumam colocar nos berços é uma tática muito boa para evitar a passagem do mosquito em determinados lugares ou ambientes.

Uma ótima ideia de como afastar pernilongos é o uso de mosquiteiros.

Raquetes mosquiteiras

É uma estratégia para aqueles que estão em lugares abertos e precisam evitar o contato com o mosquito. Não é bem uma tática para casa, até porque a eficácia do objeto é muito pequena, porque fica muito difícil matar todos os mosquitos da casa com a raquete. Se o lugar tem poucos pernilongos, essa pode ser uma opção mais manual para se livrar dos insetos.

Raquetes mosquiteiras dispõem de um design elétrico que dá choques e elimina os insetos.

Plantas com função repelente

Há algumas plantas que têm funcionalidade como repelente. Elas podem ser colocadas em jardins, varandas, terraços e janelas, e também servem para aprimorar os itens decorativos da casa. Se tiver crianças por perto, é importante consultar um especialista para identificar possíveis problemas quanto ao contato dessas plantas com os pequenos.

Citronela e outras essências confundem os receptores olfativos dos insetos em questão. Algumas das plantas são: citronela, eucalipto, manjericão, calêndula, erva-gateira e lavanda.

Essências para afastar os mosquitos

Os incensos e velas específicas com essência de citronela ajudam aafastar pernilongos. Com isso, a casa inteira ganha um cheiro diferenciado e agradável, e todos os ambientes permanecem protegidos do contato com esses insetos.

Você pode usar incensos e velas para afastar pernilongos e ainda deixar o ambiente com um cheiro agradável.

Tela nas janelas

Telas que tenham velcro ou moldura são uma opção interessante, até porque podem ser retiradas de modo fácil. As telas não permitem que os mosquitos entrem na casa. Mas, atenção, é preciso utilizá-las em todas as janelas e aberturas existentes na residência.

Telas mosquiteiras conseguem barrar a entrada dos pernilongos e insetos.

Difusores de citronela

Como já mencionado, a citronela é uma ótima opção para aqueles que querem saber como afastar pernilongos de suas casas. É um produto que esbanja segurança e eficácia contra diversos insetos e mosquitos.

Use os difusores para espantar os mosquitos dos ambientes e, posteriormente, retire-os dos cômodos e mantenha as portas e janelas fechadas.

Usar difusores é uma boa saída para quem quer afastar pernilongos de um jeito prático.

Desinfetantes

Outra ótima opção é utilizar desinfetantes que disponibilizem a essência de citronela. Com ele, você pode limpar a casa toda e, ao mesmo tempo, espantar os insetos.

Desinfetantes com citronela deixam a casa limpa e ainda repelem os insetos.

Repelentes eletrônicos

Há uma diversidade de repelentes com função eletrônica, que são ligados na tomada e emitem sons que só os mosquitos conseguem escutar e, nós, seres humanos, não. Em virtude desse som, os pernilongos se distanciam e fogem.

Pastilhas ou líquidos para aparelho elétrico

Aquele aparelho que colocamos nas tomadas é muito eficaz para eliminar os insetos. As pastilhas são muito fáceis de encontrar em mercados e afins, assim como os modelos líquidos, que soltam uma essência pelo aparelho e afastam os pernilongos.

As pastilhas eletrônicas são grandes aliadas de quem quer manter a casa longe de pernilongos.

5 dicas caseiras para afastar os pernilongos de casa

Mas, se você quer uma solução caseira, existem maneiras simples e práticas de como afastar pernilongosde sua casa. Acompanhe 5 dicas eficazes:

Repelente feito em casa

Você precisará de 100g de cravo da Índia e 100ml de álcool. Misture os ingredientes e deixe curtir por quatro dias. Coloque um difusor ou espirre com borrifadores nos cantos dos cômodos. Para um repelente com maior eficácia, o ideal é passar um pano no chão da casa com a mistura. Isso irá ajudar a afastar os insetos.

Ferva cravos

O fato de, simplesmente, ferver os cravos com muita água, já auxilia – e muito – no processo de como afastar pernilongos. O líquido, semelhante a um chá, fará com que o cheiro se espalhe pela casa inteira. Assim que a água ferver, baixe o fogo. Os mosquitos fugirão da casa, mas você precisará manter todas as janelas e portas fechadas para que eles não retornem.

Os cravos podem ajudar a manter os incômodos insetos bem longe de você e da sua família.

Armadilhas caseiras

A ideia é preparar uma armadilha para eliminar de vez os mosquitos. É uma receita básica e simples de se preparar:

1º Despeje vinagre de maçã em um pote ou qualquer recipiente;

2º Adicione gotas de detergente com uma colher de açúcar;

3º Misture e deixe ao alcance dos insetos pelos ambientes.

Armadilha com vinagre, açúcar e detergente para matar os pernilongos.

Tanto o vinagre quanto o açúcar são um atrativo para os mosquitos, enquanto que o detergente se encarregará de eliminá-los.

Vela de essência de laranja

Para que funcione, utilize uma vela comum e gomos de laranja. Derreta a cera da vela junto dos gomos e coloque um pavio por dentro. Acenda a vela nos ambientes que desejar. É uma ótima forma de espantar os insetos, principalmente em cômodos onde dormem as crianças.

Ventilador

Em casa, uma opção prática é o uso de ventiladores ligados nos cômodos. Isso faz com que os pernilongos não se aproximem. Utilizar uma das soluções anteriores, com repelentes, com o auxílio do ventilador, para espalhar a essência, é uma ótima forma de espantar os mosquitos.

Feche todas as portas e janelas algumas horas antes de anoitecer

Especialmente no verão, prefira fechar a casa um pouco antes disso, lá pelas 17h ou 18h, para evitar que os pernilongos entrem.

Se houver a necessidade de manter o ambiente aberto, a dica é investir em telas perfuradas – mosquiteiras – que barram a entrada do mosquito e demais insetos de forma eficaz.

No calor, quando é mais difícil manter o ambiente fechado, as telas são uma excelente opção, pois permitem a ventilação do ambiente e o bloqueio dos insetos indesejados.

Curiosidades

Para você saber com quem trava essa guerra, veja aqui algumas curiosidades sobre esses insetos:

  • Os pernilongos costumam surgir, basicamente, a partir das 17h;
  • O pernilongo pode consumir entre 0,5 a 1 microlitro do sangue humano;
  • Estes insetos costumam ser atraídos pelos cheiros que são liberados pelo organismo humano, pois eles dispõem de receptores químicos do olfato, situados, geralmente, em suas antenas.
  • Os pernilongos conseguem viver por até 90 dias;
  • A fêmea consegue reproduzir de 100 a 200 ovos sempre que ocorre a alimentação do mesmo pelo sangue. A gestação da espécie tem duração de três a quatro dias. Portanto, quanto mais sangue é ingerido pelo inseto, mais ovos são produzidos;
  • Aquele zumbido que podemos escutar, principalmente, à noite, é consequência das batidas de asas enquanto voam. As asas podem bater, aproximadamente, de 270 a 307 vezes em apenas um segundo;
  • Os pernilongos procuram as regiões onde a pele é mais fina ou sensível para picar, visto que assim facilitam o processo de ingestão a partir da veia;
  • As fêmeas conseguem fazer voos de até 2,5km em diversas direções;
  • No inverno é menos comum a presença de pernilongos. Já no verão, eles surgem em maior quantidade, em virtude da situação climática, que favorece a reprodução.

Agora que você já sabe como afastar os pernilongos, que tal começar a preparar suas estratégias de defesa? Se tiver alguma outra dica, aproveite para deixar seu comentário abaixo.