6 maneiras incríveis de acabar com as formigas

6 maneiras incríveis de acabar com as formigas

As formigas são insetos extremamente interessantes, já que se apresentam como uma sociedade bem rígida, com castas e divisão de trabalho bem definido dentro de uma colônia.

Além disso, elas estão presentes em uma grande quantidade de ambientes, excluindo locais de alta altitude e regiões muito frias.

Apresentando uma alimentação muito variada, as mais de 15 mil espécies ao redor do mundo, são importantes para a manutenção da vida no planeta, já que participam de processos como aeração do solo, polinização, dispersão de sementes, ciclagem de nutrientes, e algumas espécies ainda auxiliam na prevenção de pragas.

Entretanto quando falamos de espécies de formigas que se adaptaram a viver nas residências humanas, tanto em casas quanto apartamentos, começamos a perceber que esse pequeno inseto causa muitos transtornos e prejuízos, portanto podem ser classificadas como pragas para os seres humanos.

Em nossas residências as formigas podem causar danos aos alimentos e nos equipamentos eletrônicos ou nos eletrodomésticos.

Além disso, elas apresentam uma importância no que diz respeito à saúde humana, pois podem causar uma sequência de reações alérgicas, já que a sua picada libera substâncias tóxicas, como é o caso do ácido fórmico.

Ainda sobre a saúde humana e lembrando da saúde dos animais de estimação, as formigas podem ser vetores mecânicos, ou seja, podem transportar organismos patogênicos. Imagine que, em hospitais, essa praga pode ser responsável por várias infecções hospitalares.

O mais preocupante é que uma residência pode apresentar diversas colônias, potencializando o problema. É preciso entender que uma colônia pode apresentar diversas rainhas, de modo que para acabar com a infestação é preciso eliminar todas as rainhas.

A maneira mais simples de evitar as formigas domésticas

Para evitar as formigas a melhor maneira é prevenir. Partindo do conhecimento de que as formigas têm um faro e um paladar bastante apurados, a melhor forma de criar uma barreira para que essa praga não entre em seu ambiente doméstico é inibir esses sentidos.

Portanto, as melhores formas de prevenção são:

  • Identificar a origem e o percurso das formigas dentro de sua casa e tampar os orifícios, as fendas e as rachaduras;
  • Manter a casa bastante limpa. Utilizar água com vinagre para a higienização da casa diariamente;
  • Sempre guardar os alimentos em recipientes selados, mantendo-os protegidos e cobertos;
  • Não deixe restos de alimentos ou de líquidos expostos. Procurar limpá-los o mais rápido possível;
  • Manter as latas de lixo sempre tampadas;
  • Lavar os potes de comida e passar vaselina na base das tigelas dos animais de estimação.

Se a sua casa já estiver sofrendo uma infestação de formigas essas prevenções não serão suficientes. Veja as próximas dicas que lhe ajudarão a acabar com as formigas utilizando técnicas caseiras muito simples.

3 maneiras caseiras de acabar com as formigas

Normalmente, a primeira ideia que nos vem à cabeça para acabar com qualquer infestação de insetos é aplicar veneno pela casa toda.

Esses venenos até conseguem afugentar as formigas por um tempo, entretanto elas sempre voltam.

Isso acontece devido às múltiplas rainhas que uma colônia de formigas domésticas tem, ou seja, apesar de eliminar muitas rainhas, os venenos vendidos em supermercados não conseguem eliminar todas.

Além disso, com a repetição da utilização dos venenos, as formigas aprendem a evitá-los, elas “entendem” que esse alimento não é bom.

  1. Experimente utilizar o ácido bórico para acabar com as formigas

A partir da utilização deu uma substância simples, o ácido bórico, é possível diminuir a infestação de formigas. Uma solução açucarada simples com 10% de açúcar e 0,5% de ácido bórico é a forma ideal para eliminar as formigas.

Para essa solução utilize 1 Litro de água, 100 gramas de açúcar e 5 gramas de ácido bórico. Em seguida, aplique a solução nos locais onde as formigas costumam frequentar, deixando que elas se alimentem.

O ácido bórico tem a propriedade de afetar o metabolismo hídrico das formigas – causa uma desidratação e ajuda a matar o formigueiro.

Ácido Bórico, o pó branco que pode ajudar a eliminar as formigas.

2. Utilize barreiras físicas por onde as formigas passam

Outra forma de acabar com as formigas é fechar os buracos por onde o formigueiro é “alimentado”. Nem sempre essa tarefa é das mais simples. Portanto, criar alguma armadilha pode ser recomendado.

A armadilha pode ser feita da seguinte maneira: coloque um pouco de mel ou açúcar umedecido e alguns papéis impermeáveis, mostrando a rota até o esconderijo. Assim que localizar o buraco, é essencial que você o feche.

Pode-se utilizar qualquer coisa para tapar o buraco – massa de vedação, sabão ou qualquer material com capacidade vedante.

Antes de fechar o buraco, aplique um pouco de água com detergente, já que essa solução consegue atuar na camada de proteção do corpo da formiga, fazendo com que elas fiquem desidratadas.

Massa de vedação faz com que as formigas fiquem presas em seu ninho.

3. Utilize terra de diatomácea de grau alimentar

Outra saída é espalhar terra de diatomácea nas regiões que estão infestadas de formigas. Basta uma pequena camada de terra para que as formigas se dirijam até o local.

A utilização da terra de diatomácea de grau alimentar é ideal para casas com crianças pequenas ou animais de estimação, uma vez que não são tóxicas para os seres humanos.

Por ser um pó abrasivo e absorvente, assim que a formiga passar por esse produto, a terra de diatomácea dissolve o revestimento ceroso de proteção da formiga, levando-a à desidratação.

Terra de diatomácea também pode ser usada para eliminar formigas.

3 maneiras caseiras para afastar as formigas de casa

  1. Cravo e canela

Um dos melhores elementos para espantar formigas são os cravos. É possível espantar as formigas sem matá-las utilizando essa especiaria.

Para tanto, basta encher um pequeno pote com cravos e deixá-lo sem a tampa. Vale a pena usar óleos com essência de cravo-da-índia, os quais também são bastante eficientes.

A canela pode ser usada da mesma forma. Entretanto, é preciso lembrar de efetuar a troca da canela a cada duas semanas, de forma a manter o cheiro e a eficiência.

Cravo e Canela para espantar as formigas.

2. Cascas de limão e laranja

Essa estratégia é excelente para combater o ataque de formigas ao açucareiro. A forma de usar é muito simples: basta colocar um pedaço da casca de limão dentro dele. Essa estratégia pode ser usada com a dica anterior, o cravo-da-índia ou ainda com cascas de laranja.

Já que estamos falando de limão, aplicar suco de limão em janelas e portas expostas ao ar livre ajuda a afastar esses insetos. O que acontece é o seguinte: como as formigas apresentam um olfato muito apurado, o cheiro cítrico tanto da fruta quanto da sua casca as incomoda, mantendo-as distantes.

Casca de limão no açucareiro é uma ótima saída para evitar formigas.

3. Espalhe vinagre pela casa toda

A terceira dica para afastar as formigas é espalhar vinagre pela casa. Como foi mostrado, após uma limpeza completa, não há nada melhor que espalhar vinagre para afastar essa praga. Junte água e vinagre branco para criar um pesticida natural.

A mistura pode ser utilizada de duas formas diferentes. Primeiro, pode-se borrifar a solução diretamente sobre os insetos, fazendo com que eles morram, o vinagre branco e o vinagre de maçã são conhecidos por apresentarem propriedades fungicidas e inseticidas e, portanto, letais para as formigas.

A outra forma de utilização do vinagre é criando um repelente natural. Basta pulverizar os locais onde as formigas se encontram e, principalmente, as rotas de entrada para a sua casa.

Aproveite para limpar janelas, balcões e pisos com essa solução para que as formigas evitem essas áreas.

Vale lembrar que incorporar vinagre branco à sua limpeza pode fazer maravilhas, uma vez que o vinagre pode ser usado para desinfetar e deixar um cheiro insuportável para as formigas, mas imperceptível para os seres humanos.

O vinagre de maçã também é uma alternativa para espantar as formigas.

Além dessas três dicas, ainda é possível usar outros ingredientes que podem espantar as formigas de sua casa, como: pimenta e borra de café; vaselina nos recipientes que costumam ficar fora da geladeira ou ainda nos potes dos animais de estimação; e óleo de hortelã-pimenta, o cheiro afasta as formigas e ainda deixa sua casa com um aroma diferenciado.

É importante destacar que a maior prevenção contra as formigas é manter a casa sempre limpa, evitando deixar restos de alimento ou louça suja na pia. Além disso é necessário que as latas de lixo estejam sempre tampadas e evite ao máximo possível se alimentar no quarto ou na sala.

Outra coisa que precisamos entender é que se nenhuma dessas alternativas resolver e a infestação de formigas continuar em sua casa é importantíssimo procurar ajuda com empresas profissionais para a dedetização de insetos.

Lembre-se de verificar se a empresa é confiável e pergunte sempre pela quantidade de pesticida que será usada no seu lar, de modo que não prejudique a sua saúde, da sua família e de seus animais.

Você já conhecia essas dicas extremamente simples para evitar as formigas? Gostaria de contar outras dicas? Agora o espaço é seu. Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais.