PragFim Dedetizadora

Fale Conosco

PragFim Dedetizadora - whatsapp

A presença de aranhas é um problema que causa preocupação em muita gente.

Quando aparecem aranhas em uma residência, logo se instaura a apreensão e até mesmo o medo entre os moradores. Seja em residências urbanas, rurais, empresas ou comércios, ao notar a presença destes animais logo vem a dúvida: Como acabar com as aranhas?

As aranhas são pragas verdadeiramente assustadoras. Além disso, algumas espécies de aracnídeos também são venenosas e podem causar graves problemas de saúde. Só no Brasil, são cerca de 40 mil espécies diferentes desses animais. Apesar da grande maioria das aranhas não ser venenosa, existem algumas que possuem um veneno poderoso.

Mesmo que uma aranha não tenha veneno, nunca é recomendado tentar capturar esse animal. Além de serem animais silvestres, algumas espécies, como no caso da caranguejeira, podem causar alergias por causa dos pelos. Sem contar que levar uma mordida de um bicho desses, venenoso ou não, é dolorido e nem um pouco agradável.

As aranhas não são problemas exclusivos de residências localizadas em áreas menos urbanizadas. Algumas são mais recorrentes em chácaras, sítios ou casas próximas de matas e campos abertos.

No entanto, existem muitas aranhas domésticas que vivem em grandes centros urbanos. A aranha marrom é um exemplo que pode viver em ambientes urbanos. Elas também conseguem sobreviver a vários climas, existem até mesmo espécies que vivem em ambientes bem frios ou de extremo calor. O único continente do mundo que não possui aranhas é a Antártida.

Não importa o local ou o clima, é imprescindível saber como acabar com as aranhas para ficar protegido e proteger todos que moram na sua casa.

Onde as aranhas moram?

Uma das primeiras coisas necessárias para se saber para ter uma boa ideia de como acabar com as aranhas é qual o ambiente favorito delas.

Alguns destes aracnídeos podem estar apenas passando pela sua casa, outros podem estar vivendo dentro dela. É preciso saber onde elas são encontradas para poder concentrar o combate e a prevenção.

Geralmente, as aranhas preferem ficar do lado de fora das residências. Em seu ambiente natural, elas são encontradas em locais úmidos e escuros. Além disso, a maioria delas é noturna, por isso elas passam o dia escondidas.

Elas podem ser encontradas em árvores e folhas secas e a grande maioria anuncia a sua presença pelas vistosas teias que criam em lugares altos. Já outras espécies, como é o caso da tarântula ou a ravine, gostam de viver debaixo da terra, sempre em tocas ou troncos ocos.

Já em ambientes urbanos, as aranhas gostam bastante de lugares secos e escuros. Quando dentro de casa, muitas delas podem se alojar em gavetas e armários. Tenha cuidado também com os sapatos, pois eles podem ter sido escolhidos como esconderijo por uma delas.

Já nos quintais, as aranhas preferem ambientes sujos com entulho e mato alto. O quintal sujo é um grande chamariz para aranhas, não só por criar um ambiente seguro e confortável para elas, mas também por ser um ambiente com muitas baratas e ratos, alimentos comuns dos aracnídeos.

Algumas aranhas gostam de morar dentro de roupas e sapatos. Este é o caso das aranhas marrons. Esta espécie bastante comum em ambientes urbanos apresenta um nível de veneno perigoso.

Por serem animais com vários habitats, é necessário ter muito cuidado com as aranhas em qualquer lugar. O ideal é sempre bater os sapatos antes de calçá-los. O mesmo serve para calças e camisas, onde elas gostam de se abrigar.

Mesmo em ambientes urbanos, as aranhas podem procurar por flores e gramas. Portanto, é necessário ter atenção redobrada em jardins e nos vasos de plantas.

A grande maioria delas gosta de uma coisa: silêncio e paz. Portanto, estar sempre organizando gavetas, jogando fora os entulhos e realizando a limpeza do quintal é uma das formas mais efetivas de acabar com as aranhas.

Quais doenças elas podem causar?

As aranhas possuem diferentes tipos de veneno e podem causar diversos problemas de saúde. A grande maioria das aranhas venenosas tem um veneno que ataca diretamente os tecidos. A aranha marrom, a maior causadora de acidentes no Brasil, tem um veneno que mata as células dos tecidos, causando necrose.

Outro tipo comum de veneno comum nesses animais é o da viúva negra, também comum no Brasil. O efeito do veneno desta espécie é de paralisia muscular. Nos humanos ela causa problemas moderados, sem muitos riscos.

As principais aranhas venenosas do Brasil são da família da aranha marrom e da armadeira. Ambas podem levar à morte, apesar de ser raro. No caso da aranha armadeira, é possível que o veneno afete até mesmo o coração, causando sérios problemas cardíacos.

As aranhas não venenosas também podem causar problemas. De início, toda praga deve ser considerada transmissora de bactérias e vírus, podendo causar alergias à pele e doenças mesmo sem picar a pessoa.

Algumas outras, principalmente as peludas, podem usar os pelos como uma forma de defesa. Elas esfregam as patas junto ao corpo para lançar os pelos no ar, algumas vezes de maneira direcionada.

Esses pelinhos, em algumas espécies, têm propriedades alérgicas que podem afetar todo o sistema respiratório e levar a consequências sérias. Os olhos também podem ficar irritados e bem incomodados ao entrar em contato.

Portanto, mesmo que você tenha certeza de que uma aranha é completamente inofensiva, é bom não arriscar pegá-la. O correto é usar técnicas para acabar com as aranhas para se livrar desses animais.

4 dicas de como acabar com as aranhas

Acabar com as aranhas pode ser uma tarefa difícil quando elas já estão dominando o lugar. Mas é possível enfrentá-las e eliminar o problema enquanto este não apresenta um grau elevado.

Caça manual

Uma das dicas para acabar com as aranhas é procurar por elas manualmente.

Em muitos casos é necessário ir atrás das aranhas e matá-las ou capturá-las. É preciso tomar muito cuidado ao ir atrás desses animais. Use sempre equipamento de proteção e tente usar venenos para acabar com elas.

Durante o dia, é mais fácil encontrá-las. Por serem noturnas, elas estarão vulneráveis durante o dia, geralmente próximas de suas teias.

Armadilhas de cola contra as aranhas

As armadilhas de cola também são grandes aliadas no combate às aranhas.

As armadilhas de cola, muito usadas no combate contra ratos, também são muito eficientes para acabar com aranhas. Basta comprar as iscas adesivas e colocá-las por onde elas possam estar andando. Uma dica é colocar perto de gavetas e armários.

Uso do inseticida contra as aranhas

Você pode usar inseticida para ajudar a eliminar as aranhas.

É possível encontrar inseticidas eficientes contra as aranhas no mercado. O inseticida pode ser usado de forma indireta, sendo aplicado por lugares onde as aranhas possam estar, ou de forma direta, sendo aplicado em cima do animal.

Ajuda dos animais

Gatos mantêm a aranha e outros insetos longe da sua residência.

Caso você tenha problemas com aranhas e esteja pensando em ter um animal de estimação, talvez seja interessante unir o útil ao agradável e adotar um gatinho.

Os felinos são excelentes caçadores e faz parte da natureza deles caçar insetos peçonhentos como as aranhas. A grande maioria dos gatos consegue encontrar e acabar com esses insetos sem correr nenhum risco.

Claro que não é legal adotar um gato apenas para servir como matador de aranhas, mas se você tem um bichano, talvez ele já esteja livrando a sua casa das aranhas neste exato momento.

Só é bom lembrar que se o problema for aranhas venenosas, não vale a pena arriscar. Aranhas como a armadeira são muito agressivas e apresentam perigo para qualquer ser vivo.

4 dicas para manter as aranhas fora de casa

As aranhas são problemas graves, e lidar com elas manualmente não é uma das melhores ideias. Portanto, aqui cabe muito bem o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar.

No caso das aranhas, é melhor botar elas para correr e não deixá-las dentro de casa do que ter que ficar caçando uma a uma.

Outro problema das aranhas é a sua facilidade de reprodução. A maioria das espécies coloca dezenas de ovos de uma única vez e cada ovo pode conter centenas de filhotes. Já imaginou tantas aranhas em uma residência?

Para garantir que você não terá problemas com estes animais, confira algumas de nossas dicas de como acabar com as aranhas e esteja preparado para proteger a sua casa ou comércio dos transtornos causados por elas.

Limpeza, limpeza e mais limpeza

Na hora da limpeza é importante eliminar os lugares que o animal pode usar para se esconder.

Como dissemos no decorrer do texto, as aranhas gostam de lugares que oferecem abrigos, além da abundância de alimento e presas. A principal dica de como acabar com as aranhas é não criar um habitat bom para elas.

O fundamental no combater às aranhas é deixar o quintal sempre limpo e sem entulhos ou mato. Eliminar animais que fazem parte do cardápio delas também é importante. Portanto, é necessário manter a população de baratas e moscas controlada. Lembrando que elas gostam de cascas de árvores, galhos e troncos. Então sempre é bom limpar e eliminar este tipo de material do seu quintal.

Já dentro de casa, a limpeza deve ser feita nas gavetas, armários e cantos de difícil acesso. O aspirador de pó pode ajudar muito.

Lembre-se também de concentrar as buscas e limpeza em áreas onde existam muitas teias. Este é o principal indicador da presença delas. Uma dica especial para acabar com a aranha marrom é sempre olhar por baixo do sofá. Elas gostam de buscar abrigo por dentro da estrutura desses móveis.

Os jardins também precisam ser limpos constantemente, com muita atenção para os vasos de plantas. Não se limite apenas ao interior do vaso, lembre-se que estes animais gostam de ficar escondidos, muitas vezes preferindo ficar nas bordas ou na parte de baixo.

Importante! As aranhas podem ser venenosas, além de serem agressivas quando ameaçadas. Por isso, durante a limpeza de áreas onde pode haver aranhas, sempre use luvas de couro ou borracha para se proteger.

Blindando a casa contra aranhas

As telas mosquiteiras são uma ótima forma de proteger a casa contra a entrada de diversos insetos.

Limpar a casa é essencial para evitar o surgimento de aranhas. Porém, em zonas rurais, onde existe muito mato, não há como evitar completamente esse inconveniente. Por isso é importante evitar que elas entrem na residência.

Infelizmente, as aranhas são animais muito flexíveis e podem entrar por frestas pequenas e outros buraquinhos.

Uma dica é utilizar redes de proteção nas janelas e vedar as entradas por baixo das portas com veda portas ou rodos acoplados.

Fechar as frestas e os buracos na parede também é muito importante para evitar a presença delas. Esses animais também costumam ficar no forro, por baixo do telhado. Uma dica para acabar com isso é o uso de proteção contra pássaros entre o telhado e a laje ou forro.

Casas de madeira precisam de atenção redobrada, já que é muito mais fácil para as aranhas entrarem e se alojarem nelas.

Evite deixar portas e janelas abertas durante a noite, já que é durante esse período que elas estão ativas e podem entrar na residência para tentar achar comida.

Remédio caseiro para espantar aranhas

O cravo da índia é muito eficiente na hora de afastar vários insetos, incluindo as aranhas.

As aranhas são animais muito sensoriais, portanto, cheiros fortes são capazes de afastá-las para longe.

Uma receita caseira bem interessante para espantá-las é misturar 1 litro de álcool líquido, 30 cravos da Índia e 5 pedras de cânfora. Deixe esta mistura curtindo por 1 semana e depois use-a para limpar a casa e os móveis. O cheiro forte da mistura fará com que elas se afastem.

Spray de hortelã para espantar aranhas

O hortelã é outro grande aliado na hora de afastar os insetos.

As aranhas não suportam o cheiro de hortelã e pimenta. Portanto, um jeito rápido de afastar as aranhas é uma mistura de água com 15 gotas de essência de hortelã e pimenta. Use a mistura para pulverizar os cantos da casa e principalmente as entradas e fendas das portas e janelas.

Pulverizar os móveis também ajuda bastante na hora de acabar com as aranhas.

O que fazer no caso de infestação de aranhas?

Os passos descritos acima funcionam muito bem na hora de eliminar as aranhas ou mantê-las fora de casa. Contudo, em caso de infestações, o problema é muito mais sério. Tentar remediar uma infestação com métodos caseiros é como enxugar gelo.

Em casos de infestação de aranhas a melhor coisa a se fazer é contar com uma empresa especializada na dedetização de pragas.

Estas empresas possuem todos os pesticidas, equipamentos e treinamentos necessários para acabar com estes animais de forma eficiente e sem correr riscos.

Se você está com problemas com aranhas, conte com a Pragfim. A nossa empresa já atua em Belo Horizonte há mais de uma década, sempre trazendo soluções definitivas e seguras na luta contra as pragas urbanas.

Estamos sempre buscando a satisfação completa de nossos clientes, por isso nos preocupamos em oferecer os melhores resultados.

Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços, métodos e soluções para a sua residência ou empresa.

E não deixe de compartilhar este artigo com os amigos nas redes sociais. Agradecemos pela leitura e até a próxima!

WhatsApp