Descubra como evitar e combater os insetos no verão

Descubra como evitar e combater os insetos no verão

Insetos incomodam em qualquer época do ano. No entanto, no verão, parecem se proliferar e aparecer em qualquer hora do dia. O grande problema é que muitos, além de irritarem bastante, também podem ser vetores de doenças, como é o caso das baratas e do mosquito da dengue. Surge então a pergunta: como evitar insetos no verão?

Algumas pessoas acreditam que é impossível fugir desse incômodo, principalmente das picadas, a não ser com o uso de repelente. A ideia é até válida no caso de insetos hematófagos, porém, outros bichos que não picam podem aparecer na sua casa e trazer sujeira e até doenças.

Por que há uma maior proliferação de insetos no verão?

Temperaturas mais altas são propícias para o aparecimento dos insetos, inclusive das baratas.

Alguns fatores interferem no aumento populacional dos insetos, com a chegada do verão. O primeiro deles é que esses não têm como controlar sua temperatura corporal, assim como fazem os mamíferos. Com isso, acabam se mantendo em esconderijos ou casulos durante o inverno e só saem para se reproduzir quando as temperaturas começam a subir.

 No verão, o ciclo de reprodução também diminui, o que explica porque aparecem tantos insetos. Baratas, por exemplo, que tem ciclo reprodutivo de 3 meses a 1 ano, nas épocas mais frias, podem reduzir esse tempo pela metade com a chegada do calor. O que significa dizer que mais baratas podem surgir em apenas um mês e meio.

 Calor e umidade (comuns nessa época do ano) criam um ambiente propício para a reprodução, desde o momento em que os ovos são postos até que cheguem à vida adulta.

No caso dos mosquitos, a maior quantidade de chuvas aumenta seus focos. Inclusive, você já deve ter reparado que as campanhas contra dengue (e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti) são intensificadas nesse período, já que o mosquito encontra muitos ambientes ideais para se reproduzir.

 A busca por abrigo, para fugir do calor e do sol quente, e por alimento, também são consideradas causas do aumento da população de insetos. E, no verão, você com certeza vai estar com os braços e pernas expostos, temperatura do corpo mais quente e mais suado, o que é perfeito para atrair os insetos hematófagos em busca de alimento. Ou seja, seu corpo se transforma em um verdadeiro banquete!

Como evitar insetos no verão?

 Confira o que fazer para evitar insetos no verão:

  1. Feche janelas no fim da tarde

Quando a temperatura começa a refrescar, os insetos, principalmente os pernilongos, invadem sua casa. Sem               contar aqueles mosquitinhos que ficam voando ao redor das lâmpadas.

  1. Acenda velas de citronela

A citronela é um repelente natural de insetos. Se possível, compre velas com esse aroma e acenda em alguns                 ambientes da casa.

  1. Use repelente

Para evitar as picadas durante o dia, passe repelente em seu corpo. Mosquitos e pernilongos são atraídos por               pessoas que suam mais e você pode acabar cheio de picadas.

  1. Não ingira alimentos no sofá ou na cama

Migalhas de alimentos são o ingrediente perfeito para atrair baratas e formigas. Evite comer no sofá ou na cama,         prefira fazer isso na mesa ou na cozinha.

  1. Troque o lixo da cozinha com frequência

Lixo da cozinha geralmente contém restos de alimentos. Adquira o hábito de trocá-lo com mais frequência                   se não quer receber visita de baratas e moscas no ambiente. A dica também é útil para evitar mau cheiro. Com             o calor, o lixo da cozinha elimina odores mais fortes. Troque todos os dias.

  1. Não deixe a louça acumulada na pia

No verão, o ideal é lavar louça mais vezes ao dia. Se você deixar pratos, mesmo que sem migalhas de alimentos,           estes ainda estão sujos e atraem baratas que vêm pelo ralo da pia. Adote a famosa medida “sujou, lavou”.

  1. Mantenha o lixo do banheiro fechado

O lixo do banheiro, assim como o da cozinha, é outro espaço que atrai moscas e outros insetos. O ideal é que seja         mantido sempre fechado (ou seja, deve ser um lixo com tampa) e que o saco de lixo seja trocado todos os dias.

  1. Jogue detergente ou água sanitária no box

O box do banheiro também atrai alguns insetos, principalmente as baratas e moscas. Adote o hábito diário de                jogar um pouco de água sanitária ou detergente em todo o espaço, inclusive no ralo.

Como acabar com essa situação?

Inseticidas são muito úteis no combate de alguns insetos.

 Se os insetos já apareceram na sua casa, é preciso tomar algumas medidas para eliminá-los, como: 

  • Borrifar vinagre nos balcões da cozinha, na porta de entrada e nas janelas para evitar o aparecimento de formigas;
  • Colocar sachês de cravo da índia em lugares que as baratas gostam de aparecer, como as gavetas do banheiro e da cozinha;
  • Acender velas de citronela ou colocar ramos de hortelã espalhados pela casa, principalmente nos cômodos mais frequentados pelos moradores;
  • Use inseticidas à base de água nos insetos mais difíceis de capturar e eliminar (baratas e formigas, por exemplo);

Conheça a PragFim

Além das dicas fornecidas no tópico anterior, outra forma de eliminar os insetos da sua casa é contar com uma dedetização. Para isso, você pode chamar a PragFim, caso esteja lidando com baratas, formigas, moscas ou pernilongos. 

São dois métodos utilizados para combater esses insetos. A pulverização líquida é indicada para mosquitos e moscas, inclusive para o mosquito da dengue. Consiste em aplicar o produto em diversos ambientes da casa.

 Já a aplicação em gel de iscas atrativas é ideal para formigas e baratas, que provavelmente construíram um ninho em algum outro espaço. Com isso, além de ingerirem o veneno, os insetos também o levam até o ninho e outras áreas que estejam infestadas. Assim, as pragas são eliminadas mais rapidamente.

Ficou alguma dúvida?

Como você pode ver, o verão é a época preferida dos insetos e provavelmente será preciso lidar com vários deles nos dias mais quentes. Adote medidas preventivas e de combate natural a moscas, baratas, mosquitos e outros visitantes indesejados.

Agora que você sabe como evitar insetos no verão, aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar que seus amigos e conhecidos também tenham acesso a estas informações.

× Fale no Whatsapp!