Dedetizadora bh, serviço de dedetização bh, dedetização bh
Dedetizadora bh, serviço de dedetização bh, dedetização bh
31 3467-6674
31 99337-0213
Riscos à saúde, devido a infestação de ratos

Riscos à saúde, devido a infestação de ratos

A presença de ratos é mais comum do que imaginamos. Um dado alarmante e incomum na era da tecnologia e globalização foi dado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), uma pessoa faleceu neste ano devido a doença causada por bactéria presente na urina de ratos, fato que não ocorria desde 2014.

A existência de ratos não ocorre apenas pela falta de cuidados simples de higiene e acondicionamento correto do lixo, como é comumente pensado. O crescimento dos grandes centros urbanos e a deficiência em infraestrutura são outros fatores que colaboram para este cenário. Entretanto, quatro fatores simples colaboram essencialmente para a sobrevivência e crescimento dessas espécies: abrigo, fácil acesso aos abrigos, água e alimento.

Além da leptospirose doença mais rapidamente associada aos ratos, essas pragas causam outras graves doenças como a hantavirose, escabiose (sarna),  e peste bubônica para citar algumas delas.

Doenças. Causas e sintomas:

Leptospirose: é uma doença bacteriana, que causa infecção aguda e afeta seres humanos e animais pela bactéria Leptospsira. Prevenir- se desta doença é amplamente recomendável pois, a doença pode ser assintomática. Contudo, ao se manifestar a doença causa febre alta, dores musculares principalmente na cabeça, tórax e panturrilha, olhos avermelhados, calafrios e cansaço, náuseas, diarreias, manchas espalhadas pelo corpo na cor avermelhada e meningite.

Hantavirose: é uma doença potencialmente fatal transmitida aos seres humanos por roedores. Em alguns casos, a hantavirose não manifesta sintomas. Sintomas bem parecidos ao da Leptospirose. Contudo, no primeiro momento da doença os principais sintomas são: febre alta, dores musculares, vômitos e náuseas, diarreia e dor de cabeça.

Escabiose / Sarna: causada pelo parasita Sarcoptes Scabie é uma doença infecciosa. O parasita se alimenta da queratina na pele área mais superficial. Os sintomas são coceiras e lesões eritematosas que causam crostas devida a coceira.

Peste bubônica: doença gravíssima e fatal em alguns casos. É causada por bactéria Yersínia Pestis. Após 48horas, se não houver procura médica ainda nos primeiros sintomas pode levar ao óbito. Os sintomas mais comuns são febre alta, tremores, vertigens, intolerância à luz, aumento frequência cardíaca, tosse seca a princípio e posteriormente com sangue devido ao aumento dos linfonodos. Embora tenha sido fatal na idade média, é totalmente possível atualmente.

Proteja sua família.

Conte sempre com nossa equipe de especialistas!