Saiba como combater as baratinhas de cozinha

Saiba como combater as baratinhas de cozinha

As baratinhas de cozinha, também chamadas de francesinhas, são as pragas domésticas mais comuns. Elas gostam de lugares quentes e úmidos e, por isso, são facilmente encontradas em armários, gavetas e fogões. Apesar de pequenas, elas são causadoras de muitas doenças e devem ser eliminadas. Saiba agora como combater as baratinhas de cozinha.

Doenças que as baratinhas transmitem

Ao contaminar os alimentos com os ovos causadores de doenças, as baratas se tornam responsáveis pelo adoecimento das pessoas

As baratinhas, ou francesinhas, como muitos conhecem esses insetos, são grandes causadoras de doenças. A maioria dessas enfermidades possui sintomas comuns que podem dificultar a identificação de algum problema. Conheça mais sobre elas a seguir.

Intoxicação alimentar

Dores abdominais, náuseas, vômito, diarreia, febre e dor de cabeça são os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar. Essa doença pode se tornar mais grave se acometer idosos, gestantes e crianças.

Gastroenterite

A gastroenterite é uma inflamação do sistema gastrointestinal e surge em decorrência da intoxicação alimentar, apresentando os mesmos sintomas, mas de forma mais acentuada.

Amebíase

A amebíase é uma doença causada por um protozoário. Uma pessoa pode sofrer com amebíase se entrar em contato com os cistos causadores da doença. E isso pode acontecer por meio das baratas se elas tiverem acesso aos alimentos que serão consumidos.

A amebíase tem como sintomas: diarréia com presença de sangue, cólicas abdominais, emagrecimento, febre e anemia.

Giardíase

Assim como acontece com a amebíase, as baratas também facilitam a transmissão da doença entre os seres humanos, pois transportam em seus corpos os cistos causadores dessa enfermidade.

Quem sofre com a giardíase apresenta fortes cólicas abdominais, diarreia com forte odor, deficiência de minerais e fraqueza intensa.

Parasitoses

As parasitoses também atingem o intestino do ser humano, principalmente de crianças, e causam grandes desconfortos. O contágio acontece após o contato do indivíduo com os ovos dos protozoários causadores dessas doenças. Mais uma vez, a barata é uma das responsáveis por essa transmissão.

Alergias de pele

Muita gente não sabe, mas a barata possui na sua composição corporal algumas substâncias que podem causar alergias nas pessoas. Isso pode acontecer enquanto ela ainda está viva, por meio dos feromônios que ela libera, e também depois que ela morre, quando o corpo se decompõe e se mistura à poeira da casa.

Os principais sintomas são coceira na pele, nos olhos, coriza e espirro. As complicações da doença podem desencadear o surgimento de outra enfermidade: a asma.

Como evitá-las?

Para combater as baratinhas de cozinha, é fundamental manter sacos e lixeiras bem fechados para evitar a atração desses insetos

A melhor maneira de ficar longe das doenças provocadas pelas baratinhas da cozinha é encontrar meios de combater esses temidos insetos. Para isso, existem algumas medidas práticas, fáceis, rápidas e eficazes.

Fechar o lixo

Mantenha sempre o saco do lixo fechado ou a tampa da lixeira tampada. Assim, você evita que as baratas apareçam atraídas pelos restos de alimentos contidos no lixo.

Fechar buracos nas paredes

Os buracos e fendas nas paredes são os lugares preferidos das baratas em geral, não só as francesinhas. É lá onde elas se escondem e também onde costumam se reproduzir. Por serem de difícil acesso, os buracos são ótimos esconderijos para esses insetos.

Ter cuidado com o transporte passivo

O transporte passivo acontece quando trazemos baratas para dentro de casa, mesmo sem saber, como em um processo de mudança de residência, por exemplo, quando são utilizadas muitas caixas para transportar objetos.

Verifique bem as suas sacolas e as suas caixas antes de entrar em casa. O cuidado deve ser redobrado para não criar um ninho de baratas na casa nova.

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia é uma alternativa natural e muito utilizada para combater as baratinhas da cozinha. O segredo está no odor forte e característico do cravo, que não agrada nem um pouco esses insetos, afastando-os de onde estiverem.

O uso do cravo-da-índia é muito fácil. Basta espalhar algumas unidades da especiaria dentro dos armários e gavetas da cozinha, especialmente próximo aos alimentos. O cheiro deixará as baratas longe por um tempo. Não se esqueça de substituir os cravos sempre que necessário, ou seja, quando seu cheiro desaparecer.

Bicarbonato de sódio

Outra alternativa natural para combater as baratinhas da sua cozinha é o uso do bicarbonato de sódio. Ao ingerirem essa substância, as baratas morrem por excesso de gases. A receita é muito simples. Faça uma mistura de bicarbonato de sódio e açúcar em proporções iguais.

Ponha tudo dentro de uma vasilha e deixe dentro do armário. O açúcar é a isca que vai atrair as baratas para o bicarbonato que, nesse caso, atuará como o veneno que dará um fim à vida delas.

Assim como o cravo, essa mistura deve ser substituída de vez em quando. E, claro, não se esqueça de limpar o local retirando as baratas mortas. Do contrário, além de lidar com as baratas, você também terá que aprender a se livrar das formigas.

Inseticidas

Caso não tenha obtido sucesso com nenhuma das dicas anteriores, é hora de partir para uma solução mais drástica, porém eficiente: a dedetização. Para isso, é preciso retirar todos os alimentos e utensílios do local e aplicar o inseticida.

O ideal é que seja contratada uma empresa especialista no assunto, que saiba a maneira certa de fazer esse serviço. Inseticidas comuns aplicados por pessoas leigas podem não garantir um retorno positivo, uma vez que existem diferentes tipos de insetos e de infestações. Além disso, um trabalho profissional é mais duradouro e também mais seguro.

Remoção de umidade

A umidade é uma característica do ambiente que atrai muito as baratas. Não é a toa que elas costumam se esconder em armários que absorvem a umidade das paredes, além de acomodarem alimentos, o que também serve de atrativo para elas.

Portanto, evite a umidade dentro do seu móvel. Faça uma limpeza com vinagre e um pano limpo. Depois, deixe as portas abertas por um tempo para ocorrer de forma mais rápida a evaporação do produto.

Outra dica para combater a umidade do seu armário é usar um saquinho com arroz. O cereal é conhecido por absorver a umidade, mantendo o lugar mais seco. Se o problema for na parede da sua casa, encontre outro lugar para acomodar o seu armário.

Agora você já sabe como combater as baratinhas da sua cozinha. Além de seguir as nossas dicas, não deixe de dar uma atenção especial à limpeza e à higiene da sua casa, especialmente desse ambiente que é um lugar tão propício para o desenvolvimento desses insetos, como a sua cozinha. Escreva nos comentários e esclareça as suas dúvidas.

× Fale no Whatsapp!