Na ficção, os ratos são bichinhos adoráveis e espertos, mas a realidade é que, salvo algumas espécies domesticáveis, eles são grandes transmissores de doenças e uma verdadeira praga urbana.
Esses animais possuem uma habilidade reprodutiva assustadoramente elevada, sendo possível uma única rata procriar cerca de 200 filhotinhos anualmente. Isso se dá porque o tempo de gestação é curto, cerca de 21 a 24 dias, e o período reprodutivo já se inicia com 25 dias de vida.
Notívagos, conseguem se manter ocultos durante o dia, saindo de suas tocas à noite para se alimentar, causar danos por roerem constantemente tudo com que deparam e transmitir doenças como leptospirose, toxoplasmose e salmonelose.
Existem três principais tipos de ratos que podem ser prejudiciais para os seres humanos. São eles:
Rattus rattus – conhecido como rato-preto ou rato de telhado. São aqueles que comumente se encontram no forro dos telhados, um ótimo local para habitar e se reproduzir. O ambiente propício oferece acúmulo de caixas, tecidos e entulhos, que resultam em ótimos elementos para esta espécie alojar seus ninhos.
Rattus norvegicus – é o rato de esgoto ou a temida ratazana. São, então, os ratos mais atemorizantes, devido ao seu tamanho e seu local de origem. Uma ratazana pode chegar ao tamanho de um gato pequeno e, por serem oriundos de esgotos, são os principais agentes de doenças.
Mus musculus – camundongo ou rato-doméstico. Com uma aparência mais “simpática”, muitas vezes passa despercebido como transmissor de doenças, mas também são prejudiciais à saúde. Salvo aqueles que foram reproduzidos para serem domesticados ou usados em laboratórios, essa espécie também é um vetor. Dos três citados, é o mais destemido, roubando migalhas e alimentos sem se intimidar com a presença humana.
No tópico a seguir, você conhece medidas preventivas para evitar essa indesejável visita.
6 dicas para evitar a entrada de ratos na sua casa
Mantenha ralos e sanitários devidamente tampados
A manutenção da casa é imprescindível para evitar que ocorra uma invasão em sua residência. Manter ralos, sanitários, caixa d’água e quaisquer entradas que facilitem o ingresso de roedores serão medidas preventivas, eficazes e muito econômicas.
Mantenha o quintal e áreas de pouco acesso limpas e organizadas
Se o intuito é acabar com os ratos em casa, nada melhor do que manter quintais e áreas como garagens e porões livres de entulhos e sujeira. Sabe aquele quartinho no fundo da casa cheio de tranqueiras? O melhor a fazer é livrar-se de tudo o que você não usa há mais de seis meses ou um ano.
Salvo enfeites de natal e afins, é muito mais interessante você vender ou doar utensílios, objetos e roupas que não usa mais do que propiciar um ambiente favorável aos roedores com bagunça acumulada.
Feche as entradas do forro do telhado
Ainda que no Brasil as construções de residências raramente venham providas de sótãos, o forro do telhado torna-se facilmente um local para guardar alguns objetos que raramente serão utilizados.
Os forros acabam por se tornar ambiente preferido de uma espécie de rato que tem grande facilidade em escalar e até mesmo equilibrar-se em fios de postes de energia.
Além de serem transmissores de doenças, os ratos-pretos também acabam prejudicando a edificação, ao encontrarem e destruírem a fiação, bem como as madeiras que são alicerce para a casa.
O melhor, no caso de forros, é fechar com cimento todas as entradas do local para que esses invasores, e também pombas e outros animais, não encontrem abrigo ideal para se reproduzir e prejudicar a saúde dos demais habitantes.
Mantenha alimentos em potes herméticos
É importante que sua despensa ou armário de alimentos seja constantemente higienizado, além disso, em hipótese alguma deve-se deixar sacos de alimentos ou caixas entreabertos, afinal, isso facilitaria a obtenção de um dos principais recursos que os roedores necessitam.
Alimentos de animais domésticos devem ter a mesma atenção, sendo imprescindível a armazenagem em potes duráveis e com tampa.
Lixeiras tampadas
Para assegurar que não haja a visita desses indesejáveis, é importante adotar certos hábitos cotidianos. Um passo importante em como acabar com os ratos em sua casa é manter o lixo organizado.
A separação seletiva colabora, e muito, para a redução do volume de resíduos e conscientização dos dejetos. Se em sua cidade não houver coleta, saiba que existem alguns pontos comerciais que ajudam nessa empreitada recolhendo os recicláveis.
O lixo orgânico, por sua vez, deve ser armazenado em sacos plásticos biodegradáveis e de boa qualidade, dispostos em lixeiras de material bastante sólido e com tampa.
Algo que colabora para a dinâmica do lixo é adquirir um modelo com rodas, facilitando a locomoção ao colocá-lo na rua, o que deve ser momentos antes de ser retirado pelas companhias de lixo. Isso colabora para que não haja facilidades para esses agentes de doenças.
Mantenha limpos os potes de alimento de seus animais de estimação
Um hábito que pode ser esquecido, mas tem função importante, é lavar os potes de comida e água dos animais da casa todas as noites. Essa prática não só colabora para a higiene do seu mascote, como evita invasores inoportunos que venham se alimentar de ração e água, além de urinar e defecar nos potes, ocasionando contaminação.
Lembre-se, quanto mais asséptico o local, menos chances de roedores e outros transmissores alojarem-se em sua residência.
Nem sempre conseguimos pôr em prática todas as medidas citadas acima, e é bem possível que o leitor só esteja obtendo este conhecimento depois de ver sua casa invadida por essas pragas urbanas.
Separamos, no tópico a seguir, maneiras de identificar se essa visita indesejada está realmente ocorrendo e, no último tópico, o que fazer para erradicá-la.
Quais são os sinais de infestação por ratos em casa?
As manifestações costumam ser claras e, quanto antes percebidas, faz-se importante encontrar a solução certeira para como acabar com os ratos dentro do seu ambiente residencial ou comercial.
Elencamos a seguir os principais sintomas de que esta infestação está ocorrendo, veja a seguir:
Barulho de caminhadas no forro do telhado;
Alimentos e objetos como madeiras, tecidos e plásticos roídos;
Fezes e urina encontradas pela manhã (as fezes têm coloração escura e se assemelham a um grão de arroz grande);
Marcas de pegadas e da cauda em assoalho com grande incidência de poeira;
Marcas de fricção devido à demarcação por onde transitam;
Agitação dos animais domésticos no período noturno;
Ninhos feitos de pedaços de tecidos e madeira e tocas escavadas em jardins.
Se você notar uma ou mais manifestações como as descritas acima, é hora de buscar ajuda especializada para acionar uma desratização. Conheça a seguir o trabalho da PragFim.
Contrate a PragFim
A empresa é reconhecida há mais de 15 anos por sua excelência no atendimento e qualidade dos seus serviços. Alinhada com as autorizações pertinentes da Anvisa e do Ministério da Saúde, bem como equipe qualificada e em constante reciclagem.
No caso da desratização, serão utilizadas iscas para atrair os roedores. Essas são inodoras e específicas para esses tipos de roedores, garantindo eficácia e segurança dos demais animais, plantas e pessoas.
O óbito dos ratos, ratazanas e camundongos ocorrerá sem cheiro ou inchaço, porque prezamos pela saúde e segurança dos habitantes do local.
A PragFim tem o intuito de proporcionar um serviço ágil, efetivo e com ótimo custo-benefício para a desratização em BH e região.
Se você gostou deste informativo, não deixe de conhecer nossa página no Facebook. Curtindo ela, você estará sempre antenado em todas as profilaxias de pragas urbanas que podem prejudicar seu ambiente.
Nossos serviços:
Dedetização de Carunchos BH
Dedetização de formiga BH
Dedetização de aranhas BH
Controle de Moscas BH
Controle de Baratas
Controle de Pragas
Controle de cupins – Descupinização