Este artigo definirá alguns termos como o que é dedetização e desinsetização, além de mostrar a você algumas maneiras de solucionar os problemas com pequenas pragas em ambientes domésticos.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é dedetização. O termo, que é associado à desinsetização, é basicamente correspondente ao ato de prevenir e acabar com as pragas, geralmente, urbanas.
As pragas mais comuns que podemos encontrar em casa ou restaurantes, por exemplo, são baratas, mosquitos, pulgas, cupins e roedores.
As pragas se proliferam nos lugares em que existe o manejo de alimento, por exemplo. Porém as infestações acontecem de um jeito mais comum em apartamentos, quando o edifício não toma medidas importantes para que se evite o surgimento de insetos e roedores.
Por isso, para que a residência esteja livre desse tipo de problemas, é fundamental que se tenha um cuidado com a higienização do ambiente.
Isso é necessário para a manutenção da saúde dos que ali residem, pois um lugar limpo e bem cuidado não propaga doenças ou problemas maiores.
Saber o que é dedetização,então, pode ser o primeiro passo para ajudar as pessoas a solucionar esse tipo de problema.
Para realizar a dedetização – ou desinsetização – é importante buscar empresas capacitadas e que prezem pela qualidade.
Portanto, antes de mais nada, informe-se sobre a empresa dedetizadora, as ferramentas e técnicas utilizadas.
A Pragfim é uma empresa especializada nesse setor e conta com profissionais gabaritados. É a garantia de contar com a qualidade dos produtos e serviços, que cumprem à risca as normas da vigilância sanitária, dentro do prazo acordado com o cliente.
Dedetização ou Desinsetização?
Em primeiro lugar, a palavra “detetização” não existe. O correto é “dedetização”, que significa “ato ou efeito de dedetizar, desinsetização”.
Dedetização
O conceito de dedetização surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquele momento, para a eliminação dos insetos e animais, utilizava-se um produto denominado dicloro difenil tricloretano, popularmente conhecido por DDT.
A dedetização assemelha-se a desinsetização, ou seja, o afastamento de insetos.
Desinsetização
A desinsetização deve ser realizada por especialistas autorizados.
São úteis em zonas urbana pois afasta insetos e animais que podem trazer riscos à sociedade.
Hoje em dia
Tendo em vista as inovações para solucionar os problemas de infestações, o que possibilitou o surgimento de produtos menos nocivos à saúde, o DDT foi banido. Isso aconteceu porque o produto é altamente tóxico para os seres humanos epara o meio ambiente.
Como fazer a dedetização?
Entenda agora como funciona adedetização.
Basicamente, a empresa de dedetização escolhida deve fazer visitas ao ambiente pretendido para que possa elaborar um plano de ação e, então, executá-lo.
Exemplos de táticas
São necessárias algumas estratégias para a elaboração do plano, como veremos a seguir.
Ratos
Os ratos, ratazanas e camundongos são caracterizados como roedores.
Para saber se o ambiente está infestado de ratos, é importante analisar os seguintes fatores:
- Presença – se foi possível avistar os ratos, isso quer dizer que pode, sim, existir uma infestação; se isso acontece ao longo do dia, o ambiente realmente está infestado. Isso porqueesses animaistêm hábito noturnos.
- Fezes – fique de olho se há presença de fezes desses animais no ambiente.
- Trilhas – são os caminhos batidos, com 5 a 8cm de largura, encontrados, geralmente, próximos a muros e paredes, por trás de materiais empilhado ou embaixo de tábuas, por exemplo.
- Roeduras – observe se alguns materiais como cabos elétricos, madeira, embalagens de produtos alimentícios apresentam marcas de dentes, roedores podam danificar materiais elétricos.
- Tocas – é possível encontrá-las ao nível do chão, em paredes e muros. Isso, geralmente, é a indicação de ratazanas.
O que é dedetização de ratos?
O controle de ratos pode ser feito por um método chamado desratização. Trata-se de um processo muito complexo, pois o rato é um tipo de animal que se adapta facilmente a qualquer ambiente.
É precisoeliminar aquilo que é necessário para o rato: o local de abrigo, a água e os alimentos.
Se o rato não tiver água, ele buscará em lugares mais distante, mas, com certeza, voltará para o seu abrigo.
Ao tirar o abrigo do rato, ele, imediatamente, fará um novo bem perto ao que foi eliminado.
Aí, então, restam os alimentos.
Utilizar venenos é uma necessidade. Entretanto, somente especialistas sabem como funciona o manejo. A utilização indevida pode gerar uma infestação ainda maior. Portanto, é fundamental contar com especialistas.
Um profissional da área vai analisar os fatores biológicos da espécie que queremos afastar, utilizando ferramentas como:
- Isca em formato granulado – é um dos tipos de venenos mais utilizados. O rato inger i veneno e, logo, morre por conta de uma hemorragia nos órgãos internos.
- Isca em parafina – é perfeita para a utilização externa, como em jardins e ralos, por exemplo, e não há prejuízos, mesmo quando chove. A estratégia tem gosto bem amargo, sendo que os humanos não conseguem ingeri-la. É mortífera aos ratos, causando hemorragias nos órgãos internos.
- Pó químico – ainda que esses animais vivam no esgoto, são considerados limpos. Eles se lambem sem parar. Por isso, uma estratégia é utilizar o pó, que é injetado em suas tocas, por onde os bichos se encontram. O pó gruda em seus pelos e ao se lamberem eles ingerem o veneno.
- Iscas de cereal – seria a mistura de atrações para o animal, com vários elementos, que geram uma ação rápida e limpa.
Também há um meio bastantecorriqueiro de manter esse animal afastado: ter seus predadores naturais em ação, ou seja, os gatos. Mas esta é uma metodologia que não tem muita eficácia quando já existe uma infestação.
Baratas
As baratas são animais que habitam o planeta há milhares de anos. E por essa razão são extremamente adaptáveis.
Existem aproximadamente 4.000 tipos diferentes de baratas. Entretanto, só 30 estão adaptadas aos locais urbanos. Destes, apenas 4 são desencadeadores das doenças e problemas de saúde, pois trazem em seu próprio organismo os elementos que acometem a qualidade de vida dos humanos.
O que é dedetização de baratas?
Os métodos de controle relacionados às baratas se caracterizam pelo manejo higiênico do local, visto que elas aparecem onde há resíduos de comida.
Limpar a casa com frequência, vedado frestas e possíveis aberturas em lugares que podem favorecer o surgimento dos insetos, é uma forma de prevenção.
Em infestações de baratas, a manutenção integrada é a forma mais indicada de controle. É muito econômica, pois há um investimento pequeno com produtos inseticidas, e promove a redução de resíduos tóxicos concentrados no local.
Essa manutenção consiste, basicamente, em utilizar pesticidas como os organofosforados, juntamente de substâncias biológicas.
O uso de inseticidas deve ser feito com cuidado para que o local não fique contaminado.
Por isso, o controle funciona com:
- Iscas, produtos inseticidas em microcápsulas e pó seco – podem ter aplicação em ambientes fechados;
- Produtos inseticidas com pulverização de forma líquida – podem ter administração em ambientes que fazem limpezas mais úmidas
- Elementos com resíduos – devem ter aplicação somente em residuais nas regiões que não têm irrigação, sendo que o produto estará presente por maior tempo no ambiente.
Em relação ao controle biológico, é muito comum que se utilizem os predadores naturais como escorpiões, besouros, aves, aranhas etc.
Esses bichos, em questão, costumam se alimentar das baratas adulta e das ninfas. Contudo, em ambiente doméstico, esse método é impossível.
É aí que entram as grandes empresas de dedetização.
A Pragfim é referência em dedetização em BH, eestá apta a solucionar os problemas de infestações, utilizando os melhorestratamentocontra as pragas urbanas.
Prevenção
É importantíssimo prevenir as infestações. Se você se preocupa com a manutenção e higienização dos ambientes, não deixando que se acumulem resíduos ou entulhos, alimentos e afins, com certeza, terá um ambiente menos propenso a insetos e animais.
Se forem evitadas práticas nocivas, o ambiente será destacado pelo bem-estar, a segurança e a saúde dos que residem no local.
Tenha em mente que muitas das pragas propagam doenças.
Importante
Hoje, há diversas ferramentas que garante a eficácia da dedetização. O que é dedetização, você já sabe, mas é importante lembrar que a atividade apresenta técnicas como pulverizações, aplicações de gel e polvilhamento.
Os valores da dedetização são diversos, conforme o método a ser utilizado para o combate às pragas.
Em situações específicas, utilizar aerossóis pode ser muito útil, mas isso é muito raro de acontecer.
Se você encontrar infestações em ambientes domésticos ou em sua empresa, a recomendação é que o ambiente seja inspecionado por um dedetizador.
Esse especialista orientará sobre o que é dedetizaçãoou desinsetização, e como será a realização das técnicas em todo o procedimento.
Essa é uma etapa muito importante para os moradores da residência. Em grande parte dos casos, o local deve ser esvaziado, distanciando dali as crianças e os animais domésticos.
Existem inseticidas que podem ser prejudiciais ao organismo humano, causando alergias e possíveis irritações.
É ainda, imprescindível, que se façam limpezas depois da dedetização. Só assim haverá um controle do ambiente, evitando situações indesejadas.
Agora que você já conhece as nomenclaturas, o que é dedetização, e sabe como funciona o processo de desinsetização, não esqueça de deixar seu comentário a respeito do assunto.
Conte também com os serviços da Pragfim para quaisquer problemas com insetos e animais indesejados!