PragFim Dedetizadora

Fale Conosco

PragFim Dedetizadora - Whatsapp // Dedetizadora BH

As baratas são uma das pragas mais comuns do mundo e podem ser encontradas em todos os países. Eles são especialmente prevalentes em climas tropicais e subtropicais.

Além de serem um incômodo, elas também podem transmitir doenças aos seres humanos. Trouxemos este artigo com o objetivo de listar as principais doenças transmitidas pelas baratas e explicar como prevenir e manter esses insetos afastados. Confira!

Principais doenças transmitidas por baratas

As baratas são uma das pragas urbanas mais presentes em nosso dia-a-dia, elas circulam por diversos locais principalmente em esgotos, por isso carregam em seu corpo uma variedade imensa de bactérias que em contato com alimentos ou pessoas podem trazer doenças.

Conheça algumas doenças que são transmitidas pelas baratas:

Asma 

Embora seja pouco associado às baratas, a asma é um problema que pode sim ser causado pelo transporte de bactérias pelas baratas.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a coordenação dos médicos José Ângelo Rizzo e Emanuel Sarinho, existe uma nítida relação entre a existência de baratas nas residências e a asma em crianças.

Segundo o médico responsável pela pesquisa, a probabilidade de uma criança ter asma quando há baratas em casa é quase três vezes maior.

Hepatite A

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus HAV, que causa inflamação no fígado. É causada por água ou alimentos contaminados, principalmente por baratas que circulam em diversos lugares e ficam expostas as mais diversas bactérias.

Os sintomas incluem cansaço acentuado, mal-estar, dores musculares, febre, falta de apetite, náuseas, vômito e icterícia. 

Para prevenir essa doença é necessário tomar a vacina contra hepatite. Além disso, não existe nenhum tratamento que possa ser feito especificamente para esses casos. A recomendação é de repouso e suspensão de qualquer consumo de bebidas alcoólicas. 

Febre Tifóide

As baratas são as principais transportadoras da bactéria Salmonella Typhi,

doença bacteriana transmitida por alimentos ou água contaminados ou por contato, causando dores musculares, febre e erupção cutânea.

Entre os sintomas percebidos estão febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, diarreia, dores musculares e abdominais e cansaço generalizado, além de emagrecimento e hemorragia interna, complicações que podem decorrer desse quadro.

Diarreia

Como a barata passa por muitos lugares contaminados, ela pode acabar carregando bactérias como Salmonella e Shigella nas patas e no abdômen. E por passarem por objetos como talheres, louças e até alimentos, acabam infectando o ser humano e contraindo esses patógenos por via oral, o que causa diarreia. 

Por isso, é sempre importante manter o local organizado e limpo, evitando atrair esses seres indesejados para dentro de nossas casas e locais de trabalho.

Tuberculose

A Tuberculose é uma doença bacteriana grave, transmitida pelas vias aéreas e pelas baratas, que afeta principalmente os pulmões, causando febre, sudorese noturna, tosse e perda de peso. 

Existem algumas formas de prevenir, como: armazenar os alimentos de forma correta, não acumular papelões ou entulhos, manter os ralos sempre fechados, higienizar o local de refeições.

Saiba como prevenir  doenças transmitidas por baratas

Para diminuir a incidência de baratas e reduzir os riscos de contaminação, procure manter higienização e a organização da casa e de todos os utensílios e superfícies passíveis de contaminação.

  • Esteja atento à limpeza de objetos e itens que possam estar contaminados. 
  • Lave bem os alimentos antes de ingerir e, se notar que algum líquido tenha sido exposto a microorganismos externos, não o consuma. 

Manter as baratas longe de casa não é apenas uma questão de nojo ou medo, mas também de saúde. É muito comum que os sintomas de doenças transmitidas por baratas sejam confundidos com uma virose comum, e por isso, é de extrema importância entender o que está por trás do quadro para que seja possível intervir.

Fique atento a qualquer um dos sintomas das doenças apresentadas acima, procure atendimento médico o mais rápido possível caso os sintomas se agravem, e não deixe de tomar os devidos cuidados para proteger a sua família.

Continue acompanhando nosso blog e receba informações super importantes sobre o controle de pragas urbanas. Aproveite para conhecer  4 formas infalíveis de acabar com as baratas e confira dicas importantes que podem te ajudar a acabar de vez com esse problema. 

Caso você queira contratar um serviço especializado para proteger a sua casa, entre em contato conosco porque podemos te ajudar!

WhatsApp