Por que eliminar os ratos?
Além de serem animais nojentos, os ratos podem causar muitos transtornos para humanos e animais de estimação em uma casa. A urina e as fezes deste animal aumentam o risco de transmissão de doenças ao homem, como hepatite, salmonela e cólera, além de poder contaminar os animais com raiva.
A presença de ratos também pode causar sérios riscos à estrutura da sua casa, pois eles costumam roer cabos, madeira e outros materiais, causando diversos tipos de danos estruturais nas residências, além de atacarem os alimentos estocados na despensa.
Eles possuem uma capacidade reprodutiva muito acelerada. Em um ano, eles podem ter cerca de cinco ninhadas de 8 a 12 filhotes, o que rapidamente pode transformar uma invasão em uma verdadeira infestação.
Como identificar infestação de ratos?
Para identificar se na sua casa há uma infestação de ratos, é preciso observar alguns fatores importantes, como:
Roeduras: Os ratos precisam manter os dentes afiados, por isso tendem a roer uma variedade de materiais, de madeira a concreto. Verifique rodapés, cantos de móveis, fiação elétrica, caixas de papelão, tecidos, recipientes de plástico e alimentos (especialmente frutas e cereais).
Manchas: Os ratos se acostumam a traçar os mesmos caminhos quando procuram comida. Assim, podem deixar um rastro de sujeira e gordura nos espaços por onde circulam. Paredes, móveis e outros objetos com manchas podem levantar suspeita de infestação.
Pegadas: As pegadas são os vestígios mais visíveis em ambientes poeirentos como sótãos e armazéns. Uma dica para verificar se há ratos atacando a despensa de sua casa é polvilhar farinha sobre o local. Se tiver pegadas no dia seguinte, é hora de agir.
Fezes: Lembre-se de que as fezes dos ratos variam de acordo com o tamanho e a espécie do animal. Em geral, são escuras e têm formato cilíndrico, podendo medir de três a seis milímetros. A presença se torna mais frequente à medida que a ninhada aumenta. Os pontos mais corriqueiros são armários, cantos com entulho e a parte inferior dos móveis.
Barulhos e odores: Quando a infestação é muito grande, fica mais fácil ouvir os barulhos, principalmente à noite. Além do cheiro desagradável de urina, fezes e decomposição de ratos mortos.
Ninhos:
Ratos são extremamente hábeis para se esconder de predadores. Por conta disso, eles instalam suas tocas em cômodos de pouco movimento, tais como garagens e porões.
Eles utilizam os materiais disponíveis nos arredores como, jornais, pedaços de tecido e até as próprias fezes para construir os seus ninhos.
Como eliminar uma infestação de ratos?
Encontrar o esconderijo desses roedores pode ser uma tarefa muito difícil. Especialmente porque uma colônia pode se esconder até mesmo dentro de um buraco na parede.
Ao menor vestígio de ratos em um ambiente, é fundamental tomar medidas paliativas, como, por exemplo, descartar qualquer alimento que apresente sinais de roeduras. Isso porque a saliva desse animal contém diversas bactérias nocivas, que contaminam a comida e podem ser prejudiciais à saúde.
Se o animal estiver morto, use luvas de borracha, máscara, vassoura e pá para transferi-lo para um saco plástico. Feche o saco e jogue no lixo. E não se esqueça de tomar banho para eliminar qualquer resquício de pelos.
Depois, procure a ajuda de uma empresa especializada em desratização.
O serviço de controle de ratos deve ser realizado por uma equipe especializada, que cumpra normas de segurança ambiental e ofereça garantia dos serviços.
A Pragfim é uma empresa especializada em desratização e controle de pragas urbanas.
Atuamos de forma segura e eficiente para eliminar os focos desses roedores que causam tantos danos à saúde e economia da população.
Acesse o nosso site para conhecer mais sobre os nossos serviços e fazer o seu orçamento!