Tipos de Cupim: conheça os principais e os riscos que eles oferecem

Tipos de Cupim: conheça os principais e os riscos que eles oferecem

Você já teve algum prejuízo com um móvel de sua casa decorrente da presença de cupins? Se sim, sabe como isso pode lhe causar grandes transtornos. Mas, afinal, você sabe que existem alguns tipos de cupim, e que, cada um deles têm uma forma específica de agir sobre os materiais?

Para te ajudar a entender sobre isto e muito mais sobre o assunto, vamos listar, neste post, pontos como: os tipos de cupins, os riscos que estes insetos representam, e maneiras de como se livrar dessas pragas urbanas.

Aqui, na Pragfim, você encontra, dentre outros, serviços de descupinização de qualidade, que te ajudarão a eliminar de sua residência estes insetos indesejados.

Principais tipos de cupim

Em nosso país, existem, basicamente, três tipos de cupins, sendo que cada um destes possui sua particularidade quanto à reprodução, alimentação e outros fatores. São estes: madeira seca, subterrâneos e coleópteros.

Cupins de Madeira Seca

Considerados como o tipo mais comum no Brasil, podem ser vistos voando para o entorno de lâmpadas, principalmente no tempo da primavera. Montam seus lares e se reproduzem dentro de superfícies como madeira seca, ameaçando assim os mobiliários confeccionados com este tipo de material. 

Cupins Subterrâneos

Nesta variação da espécie, sua vida se dá embaixo da terra, ocasionando a geração dos chamados cupinzeiros. Possuem o perigo de poderem, além de objetos de madeira, se anexarem dentro de objetos de concreto, prejudicando toda a sua estrutura.

Cupins Coleópteros

Sendo também encontrados em recipientes de cereais como milho, arroz, feijão, dentre outros, necessitam de maior atenção depois da fase de nascimento de suas larvas. Isso porque o perigo se torna maior devido ao fato deste tipo de inseto se acomodar em estruturas de madeira sem que, no entanto, façam buracos de grandes proporções.

Riscos que os cupins apresentam

Quando da percepção da existência de cupins numa localidade, é preciso que se tomem alguns cuidados, tendo em vista que a incidência destes trazem alguns riscos, tais como:

  • Incêndios: Devido a sua ação localizada também em fiações elétricas, pode causar um curto circuito que tende a evoluir para um incêndio.
  • Riscos estruturais: Por conta da corrosão de materiais, principalmente os fabricados à madeira, representam perigo de desmoronamento destas estruturas.
  • Reações alérgicas: A sua presença pode causar irritações em algumas pessoas.

Como se livrar de todos os tipos de cupim?

Para se livrar definitivamente dos cupins, a melhor saída é contar com o auxílio de uma dedetizadora de cupins especializada nesta ação. Isso porque, com seu trabalho, podem eliminá-los com maior facilidade do que usando meios caseiros, por exemplo.

Importância da ação de empresas especializadas

Gostou das informações deste texto? Percebeu que, a melhor alternativa para se livrar de uma indesejada infestação de cupins é contratar uma empresa especializada em tal ação de eliminação de insetos?

Então, entre em contato conosco, e retire suas dúvidas com nossa equipe pronta para te atender.  Venha conhecer este e outros serviços de nossa empresa, e solicite seu orçamento.