Como acabar com os carrapatos nos cachorros e ambiente?

Como acabar com os carrapatos nos cachorros e ambiente?

Você sabe como acabar com carrapato definitivamente? Essa é uma das preocupações de quem tem cachorros, principalmente porque os carrapatos prejudicam a saúde canina e infestam ambientes por muito tempo.

Como acabar com carrapato: existem produtos com essa finalidade para devolver a paz ao seu pet

Carrapatos são parasitas da mesma família dos ácaros e cuja espécie mais conhecida é o da Rhipicephalus sanguineus, de coloração marrom ou avermelhada. Seu período de vida abrange 4 estágios — ovo, larva, ninfa, adulto — e todos eles alternando entre ambiente e cachorro até chegar a fase adulta e recomeçar o ciclo.

Isso significa que, quando você encontra um carrapato adulto repleto de sangue em seu cão, há milhares de outros espalhados pelo ambiente, sem contar novos ovos prestes a eclodirem. E não queremos que esse processo seja concluído com sucesso, não é mesmo?

Como se não bastasse, esses parasitas transmitem doenças aos nossos melhores amigos, como a doença do carrapato (Babesia canis e Erhlichia canis) e infecções por vírus e protozoários, por exemplo.

Por isso, para manter os cães seguros, vamos descobrir neste artigo como acabar com carrapatos tanto no cachorro como no ambiente. Vamos lá?

Quais são as áreas mais prováveis de encontrar carrapatos no seu cão?

Os carrapatos podem se alojar em qualquer parte do cachorro, mas as áreas mais quentes são as preferidas desses parasitas.

Se o seu cachorro estiver se coçando muito, o melhor é procurar, primeiramente, nas orelhas, entre os dedos, nas axilas e na virilha.

Os carrapatos adultos são muito mais fáceis de achar só em tocar o animal, diferente dos menores, chamados de larvas ou micuins.

O que fazer se o seu pet estiver com carrapato?

Existem algumas formas diferentes de como acabar com carrapato, como usar uma pinça própria e retirar o parasita do animal, sem torcê-lo e esmagá-lo, ou embeber um algodão em álcool para o parasita morrer.

São métodos que podem impedir uma eclosão de ovos, caso você encontre um carrapato adulto. Veja como fazer:

  • Use luvas, caso o carrapato seja pequeno e não inchado;
  • Após retirar esses pequenos carrapatos, coloque-os em um algodão com álcool e queime-os;
  • Prefira a pinça (própria para esse procedimento) para carrapatos maiores e inchados.

Tudo que você precisa fazer é pegá-los com muito cuidado para não esmagá-los, pois a pressão exercida sobre eles faz com que sua saliva seja liberada na pele do animal, causando a temida doença do carrapato.

Isso sem contar que se você estourá-los, e o sangue contamina o animal e o ambiente. Por isso, use a pinça na cabeça do parasita e puxe, sem movimentos bruscos. Depois, jogue dentro de uma garrafa ou pote contendo álcool para matá-los.

Esses métodos não devem ser usados como únicas medidas para combater os carrapatos, já que não são eficazes, e o ambiente também continua infestado. Então, o que fazer?

A melhor resposta para a pergunta como acabar com carrapato é aplicando produtos que forçam a saída natural desses inimigos de seu pet, matando-os e impedindo sua proliferação.

As visitas ao veterinário também são importantes para prevenir ou tratar possíveis doenças caninas, tanto as causadas por carrapatos quanto por diversas outras razões.

Saiba onde está o foco da infestação

Descobrir o foco da infestação de carrapatos pode ajudar a combater esse perigo em seu animal ou ambiente.

Carrapatos costumam ficar em gramas, casinhas de cachorro, espalhados pelo quintal e, até mesmo, na sua casa. Não passear com o seu pet pela rua não impedirá a contaminação, se o problema estiver no seu vizinho.

Prevenir também ajuda a acabar com os carrapatos.

Por isso, nada melhor do que prevenir. Além de aplicar remédios em seu cachorro que protegem tanto a ele quanto ao ambiente da proliferação de carrapatos, também é importante manter o quintal limpo, usando produtos de limpeza que não prejudiquem a saúde canina.

Morar em prédio reduz o risco de ataque por carrapatos?

Como mencionado neste artigo, os carrapatos infestam gramas e quintais, mas o seu animal de estimação não estará livre mesmo em um apartamento.

Um passeio pelas ruas pode atrair os parasitas que saíram de algum cachorro recentemente e escolhem o seu pet como novo hospedeiro. Ao voltar para a casa, o carrapato que nele se instalou sai do hospedeiro e fica no ambiente.

Se você não prestar atenção nos sinais que o seu animal mostra (muita ou pouca coceira), o carrapato se torna adulto e põe seus ovos no ambiente. É a brecha para que novos carrapatos se espalhem por todo o prédio, se houver outros animais.

Também não adianta impedir seu cachorro de sair: carrapatos sobem muros e podem chegar a ele se você morar no térreo.

Portanto, independentemente de onde você morar, considere essas dicas para seu animal de estimação ficar longe de doenças.

Agora que você já sabe como acabar com carrapato, vai adotar as medidas discutidas neste artigo para remover os parasitas? Não deixe de comentar e acompanhar os novos artigos sobre o mundo PET que possam ser do seu interesse!