Descubra 5 dicas essenciais para evitar e combater os carunchos - Dedetizadora Pragfim BH
Descubra 5 dicas essenciais para evitar e combater os carunchos

Descubra 5 dicas essenciais para evitar e combater os carunchos

Carunchos são pragas comumente encontradas em armários de alimentos, dentro de pacotes de arroz, macarrão e feijão. Você os descobre ao abrir um destes pacotes e percebe que vai ter que jogar todo o alimento fora. Quem lida com o problema com certa frequência, com certeza quer descobrir como acabar com carunchos, encontrando uma técnica infalível e definitiva para se livrar deles.

Apesar de caruncho ser o nome mais popular, essa praga é conhecida também como gorgulho ou carcoma. Se você ouvir os termos, saiba que se referem ao mesmo problema.

Como combater os carunchos

Veja agora algumas dicas para combater os carunchos:

Limpeza frequente

A limpeza dos armários de comida não deve ser ignorada, inclusive porque é uma das formas mais práticas de combater os carunchos. Fonte da imagem: Casa e Festa.

Retire tudo do armário de alimentos, veja se há algum pacote que já foi atacado pelos carunchos e deixe-o separado. Depois que o armário estiver vazio, inicie a limpeza passando aspirador e, em seguida, esfregue as prateleiras com uma esponja umedecida em água e sabão neutro. Finalize com um pano seco e deixe as portas do armário abertas, para arejar.

Verifique todos os recipientes que contêm alimentos. Quanto às embalagens plásticas, esvazie e despeje o conteúdo — depois de separar os carunchos — em um pote plástico. Com exceção da farinha, alimentos como macarrão, arroz e feijão podem ser lavados e enxaguados em uma mistura de água com uma colher de água sanitária.

Espere secar e guarde de volta, em recipientes herméticos. Para terminar a limpeza do armário, coloque todos os alimentos de volta ao lugar, preferencialmente em potes e não mais nas embalagens originais. Anote datas de validade e, se encontrou algo vencido no armário, jogue fora. Repita a limpeza ao menos uma vez a cada quinze dias.

Repelente natural

A borra de café é uma forma natural de afastar os carunchos dos armários de alimentos. Fonte da imagem: Dr. Lava Tudo.

Se você lida frequentemente com carunchos em seus armários de alimento, o ideal é buscar alternativas que ajudem a diminuir a infestação. Uma dica é apostar em opções caseiras, como a borra de café. Basta colocá-la em um recipiente — pode ser um pote plástico pequeno — e manter dentro do armário.

Será preciso realizar a troca da borra de café a cada quinze dias. Se você mantiver a limpeza do armário dentro desse período, pode trocar sempre que limpar o móvel. Uma segunda alternativa é utilizar um pouco de óleo essencial de eucalipto, que também ajuda a afastar a praga.

Ventilação

É preciso controlar a umidade de armários que guardam alimentos. Fonte da imagem: Avesso do Caos

Umidade é algo que os gorgulhos adoram. Isso significa dizer que você precisa ter muito cuidado na hora de escolher o local em que o armário de alimentos vai ficar. Está na cozinha? Verifique se não há problemas com vazamentos e, sempre que puder, mantenha as portas abertas, para ventilar o espaço.

Mesmo que a despensa fique em outra parte da casa, o ideal é abrir as portas do armário de vez em quando. Por mais que a intenção não seja limpar ou organizar. Se puder, aposte nas opções com porta de treliça, que já fazem esse papel de ventilação.

Caso seu armário tenha portas tradicionais, abra-as, ao menos, duas vezes na semana, preferencialmente em dias ensolarados e menos úmidos. Se for dia da limpeza, aproveite para dar uma ajeitada em tudo e se livre de alimentos vencidos ou pacotes com sinal de carunchos.

Quem tem problemas sérios com a umidade nos armários pode colocar alguns pedaços de giz (aquele de quadro-negro) dentro de um pote e deixar no fundo, logo atrás dos alimentos.

Recipientes herméticos

Recipientes herméticos ajudam a guardar os alimentos com mais segurança e evitam o ataque dos carunchos. Fonte da imagem: Extra.com.br

Apesar de ser mais prático guardar os alimentos em sua própria embalagem, o ideal é que você tenha, em casa, potes herméticos dedicados ao arroz, ao feijão, ao macarrão e, até, à farinha. Assim, evita-se o aparecimento dos carunchos, que não conseguem perfurar os recipientes.

Para não se perder em relação às validades, despeje o conteúdo no pote e anote algo como: Feijão — válido até 19/05/2020. Dessa maneira, fica mais fácil saber se o produto está dentro da validade — e, também, o que você guardou ali dentro.

De preferência, opte pelos recipientes de vidro, mais seguros e com a garantia de que os carunchos não vão atacar o alimento ali guardado. Sem contar que deixam o armário mais organizado e permitem que você enxergue o que está dentro do vidro.

Dedetização

No caso de infestações, a melhor forma de se livrar dos carunchos é com a dedetização. Fonte da imagem: slidra.com.br

Ao perceber que o problema com os gorgulhos é mais sério, o melhor é optar por um serviço de dedetização, que vai acabar com as pragas rapidamente e permitir que você possa guardar os alimentos no armário sem medo de que estraguem.

É feita a aplicação de um produto — geralmente um veneno — que vai matar os insetos e evitar que uma nova infestação ocorra. Depois de feita a dedetização, é recomendado seguir as outras dicas, como manter o armário limpo com frequência, para evitar que a praga retorne.

A Pragfim trabalha com a dedetização dessa praga e você pode contar com este serviço. É feita a pulverização líquida, de forma a eliminar os carunchos. O serviço é executado rapidamente, durando entre quarenta minutos e uma hora. A garantia da dedetização é de três meses.

Ficou alguma dúvida?

Existem várias formas de evitar o aparecimento de carunchos na despensa de alimentos. A principal e mais importante é a limpeza, já que o inseto gosta de espaços desorganizados e com alimentos estragados. De qualquer maneira, lembre-se de dedetizar o espaço de vez em quando. Assim, garante-se que não haverá problemas com os gorgulhos.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre algumas das técnicas de como acabar com carunchos, deixe nos comentários. Aproveite e compartilhe o artigo com seus amigos em suas redes sociais. Com certeza, mais pessoas querem descobrir formas de se livrar dessa praga.

× Fale no Whatsapp!